20 de mai. de 2010

O toque vintage

Das passarelas do mundo da moda para as ruas do mundo real, cada vez mais temos visto meninas vestidas com saias e calças de cintura alta, cinto demarcando bem a cintura, blusinhas e vestidos balonê. É o passado tornando-se presente, com o estilo vintage ganhando evidência. Mas engana-se quem pensa que é só nas roupas que o retrô ganha espaço. Cada vez mais os mobiliários estão absorvendo ares vintage e sendo mesclados com presteza à peças contemporâneas, deixando os ambientes super elegantes.

 
Tudo bem que não sou especialista em moda ou design, porém, acho que sou minimamente entendida, digamos assim. Ontem, por exemplo, depois de visitar uma loja de móveis aqui de Joinville, repleta de artigos retrô, idealizei a casa dos meus sonhos. Ah, só pra esclarecer, dei uma pesquisada e nem tô falando besteira: estilo vintage é aquele que transforma em referência o melhor de todas as décadas; assim, podemos dizer que tudo o que relembre os anos 60, 70 ou 80 pode ser denominado dessa forma, desde vestimentas até mobiliário. Aliás, uma curiosidade: vint + age é uma expressão inglesa utilizada pelos produtores de vinho e significa 'a idade do vinho'.



Logo na entrada da loja uns versos muito legais sobre o design, que fiz questão de copiar (principalmente porque penso que vale para todos os campos da nossa vida). A autoria é de Charles e Ray Eames:

Fique em boas companhias.
Tenha olhos para o comum.
Preserve o efêmero.
Desenhe não só para a elite,
mas também para a massa.
Explique para uma criança.
Perca-se na satisfação.
Chegue ao fundo da questão.
Não aceite OK como resposta.
Lembre de sua responsabilidade
como um contador de história.
Zoom out.
Desligue-se.
Faça o protótipo.
Troque.
Brinque.
Faça do design a sua vida
e da sua vida um design.
Deixe algo para trás.

Cadeiras, cômodas, mesas, quadros, televisões, rádios... fiquei admirada com o mobiliário e os objetos de decoração em estilo vintage. Lembrei até do meu grande sonho de ter um quarto como o do Nino, do Castelo Rá Tim Bum, cujo acesso é uma passagem secreta, que tu tens que sentar num banquinho e puxar um soldadinho de chumbo pra porta girar. Sem contar, é claro, na cozinha, na sala de música, no laboratório e até no quarto da bruxa Morgana.


Agora, mais do que nunca, quero compor ambientes assim na minha própria casa. Levando em consideração, é claro, a opinião de especialistas que fazem questão de frisar que o estilo vintage só é verdadeiro quando os móveis mantêm suas características originais. Acho que, de fato, a decoração ganha um sabor todo especial...

0 comentários:

Postar um comentário