26 de jan. de 2010

Sobre a Colheita Feliz

Depois de me desfazer do Buddy Poke, adicionei o tal aplicativo da Colheita Feliz, no Orkut, por insistência da minha irmã que, desse jeito, ganharia uma moeda verde. Não faz muito tempo que cedi às suas pressões, achando que mal não faria se eu proporcionasse à ela uma tão sonhada moeda verde que, no final das contas, não foi recebida com sucesso.

Comecei então a dedicar alguns minutos do dia pra desvendar o cenário com terrenos férteis, animais, casa, árvores, lagoas... e achei o negócio muito complexo. O que sinto é um certo dilema ético. Eu explico: além de ter uma fazenda, com plantações e animais que precisam de cuidado e manutenção, é possível invadir a fazenda dos amigos para roubar seus frutos (ovos, lã e leite também) e/ou ajudá-los a manter a plantação livre de minhocas e mato (além de regar as plantas e alimentar o bichos). Parece, então, que jogando Colheita Feliz há quem se torne vilão ao mesmo tempo que pratique o bem - e o contrário. Se roubar plantações alheias, tudo fica acumulado no depósito que, com um clique, é esvaziado, rendendo moedas amarelas. Ao mesmo tempo, ajudando a cuidar desses terrenos de outrem, pontos são investidos na corrida pela passagem de nível, permitindo que a fazenda evolua.

Aí, finalmente, vem a questão de outras moedas - desta vez as de níquel. Assim como o Buddy Poke começou como uma inocente brincadeira de bonequinhos e se transformou em fonte lucrativa para o Orkut, a Colheita Feliz tem seguido o mesmo caminho. Se não me engano, com R$ 2 é possível comprar uma moeda verde, que dá direito a compra de plantas e animais distintos. O lance é que essa tal de moeda verde é o real dinheiro do jogo, pois é conseguida na compra online de créditos.

À primeira vista parece tudo muito pacífico e divertido. Mas, será que se torna simples a explicação para uma criança de que ali é permitido roubar e na vida real não? Ou ainda, explicar que é possível conciliar ajuda com furto, uma vez que ajudando os outros pontos são ganhos, mas roubando-os, mais pontos ainda são acumulados? Minha irmã, que não é mais nenhuma criança, quase enlouqueceu quando passamos uns dias na praia e ela não pôde colher seus pêssegos e alimentar sua galinha. Antes disso, ainda, pedia como "complemento" de presente de Natal alguns trocados para adquirir as sonhadas moedas verdes.

Acho que é realmente preciso pensar bem antes de entrar num jogo desses, ainda mais quando, ao clicar no ícone, anuncia que é um jogo viciante. Permitindo que seja, ele é mesmo. Qual é a sua intenção ao jogar Colheita Feliz? Acho que vale muito a pena sempre pensar nisso.


1 comentários:

Felps disse...

Gostei do raciocínio. Vou comentar com a minha irmã, já que meu sobrinho também está "viciado". Quanto a questão do bem e do mal, é o buraco é mais embaixo e eu deixo com Nietzsche.

Postar um comentário