9 de dez. de 2009

Linguarudos

A língua portuguesa sempre foi algo que me intrigou. Sempre foi algo pelo qual prezei muito também. Ontem mesmo li, em algum lugar, uma inquietação no sentido de existir tanta preocupação em que as pessoas aprendam um segundo, ou terceiro idioma, se mal sabem o emprego correto do português.

No blog muito legal, já citado aqui, foi publicado, hoje, um texto sobre dicas de linguística. São pequenos detalhes que muitas vezes nos passam despercebidos. Vale a pena conferir a importância devida.


1. Cuidado com a palavra NÃO
A frase que contém "não", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em "não" (provavelmente, nada virá ã sua mente). Agora "não pense na cor vermelha", aposto que você pensou. Procure sempre falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.


2. Cuidado com a palavra MAS
Essa palavra nega tudo o que você falou antes dela. Por exemplo: "Você é bonita, inteligente, mas...". Uma pequena palavra pode mudar completamente o sentido da frase. Substitua MAS por E quando indicado.


3. Cuidado com a palavra TENTAR
Ela pressupõe uma possibilidade de falha. Por exemplo, "vou tentar encontrar com você amanhã às 8h". Há uma grande chance de não ir, pois, vou "tentar". Evite tentar, FAÇA!


4. Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO
Elas pressupõe que algo externo controla sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO e VOU.


5. Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO
Elas dão a idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA que pressupõe que vai poder ou conseguir.


6. Fale dos problemas ou descrições negativas de si mesmo, utilizando o tempo do verbo no passado
Isto libera o presente. Por exemplo: "eu tinha dificuldade de fazer isso" é bem mais animador do que "eu tenho dificuldade de fazer isso". Não é mesmo? Deixe seus problemas no passado.


7. Fale de mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo do verbo no presente
Por exemplo, em vez de dizer "vou conseguir", diga "estou conseguindo".


8. Substitua SE por QUANDO
Por exemplo, em vez de falar "se eu conseguir ganhar dinheiro, eu vou viajar", fale: "quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar". "Quando" pressupõe que você está decidido.


9. Substitua ESPERO por SEI
Por exemplo, em vez de falar "eu espero aprender isso", fale: "eu sei que vou aprender isso". "Esperar" suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.


10. Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE
Por exemplo, em vez de dizer "eu gostaria de agradecer a presença de vocês", diga "eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.

0 comentários:

Postar um comentário