17 de dez. de 2009

As respostas que surpreendem

Duas estradas se bifurcam no meio da minha vida,
Ouvi um sábio dizer.
Peguei a estrada menos usada.
E isso fez toda a diferença cada noite e cada dia.


A Cabana começa assim, com versos de Larry Norman escritos como pedido de desculpas a Robert Frost. Não sei o que aconteceu entre eles, só sei que o primeiro me pareceu bastante sensato ao admitir culpa e perceber que nem sempre a melhor saída é àquela a que estamos acostumados. Como pode-se perceber, comecei, finalmente, a ler A Cabana, de William P. Young, livro que eu estava há muito desejando. Acho que veio em boa hora, se não para me ensinar coisas novas, para me fazer crer ainda mais no que sempre defendi. O capítulo 2 inicia com um pensamento de Paul Tournier, que diz: nada nos deixa tão solitários quanto nossos segredos. De fato, concordo com ele. Por experiência própria, sei que, quando nos enclausuramos com nossos pensamentos, estamos apenas enclausurando chances de coisas boas, como um bom papo com um amigo de confiança.


Foi essa boa sensação que tive, mais uma vez, hoje, quando conversei com um bom amigo. Incrível como consegui expor pensamentos, ao falar, que pareciam não se organizar a nível de consciência. E foi essa exposição que me deixou mais tranquila para lidar com tribulações que se apresentam diariamente na minha vida - e na vida de qualquer um. A cada obstáculo, vamos ganhando força, por mais que às vezes pareça justamente o contrário. Isso acontece, pelo que percebo, devido a nossa capacidade de aprender a cada dia; devido a nossa capacidade de adaptação ao meio social em que estamos inseridos, bem como as pessoas com as quais convivemos. É inevitável, por mais que estarmos sozinho seja, aparentemente, mais confortável e mais fácil.


Quantas perguntas ecoam em nossa mente e não conseguimos respondê-las? É por me sentir assim que comemoro o fato de ter começado a ler A Cabana ontem. O cantor Michael W. Smith fez a seguinte indicação do livro: "Esta história deve ser lida como se fosse uma oração - a melhor forma de oração, cheia de ternura, amor, transparência e surpresas. Se você tiver que escolher apenas um livro de ficção para ler este ano, leia A Cabana".

0 comentários:

Postar um comentário