14 de jan. de 2010

É hora de agir!

Fiquei sabendo que no Brasil, 80% dos alimentos são produzidos em pequenas propriedades, na maioria familiares. Seria um bom motivo para cultivo orgânico, mas por falta de incentivos governamentais e custo alto de produção, agrotóxicos continuam sendo a preferência. Felizmente, segundo Ivo Gramkow, vice-presidente da Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos no Brasil, o governo vem dando mais atenção a isso. Ele conta que em 2003 foi aprovada no país a lei dos orgânicos, no entanto, não foi regulamentada, o que aconteceu somente em 2007. Mas aí, faltavam as instruções normativas, que seriam criadas ao longo de 2008 e 2009, para que no final do último ano fosse criado o selo oficial do Ministério da Agricultura. Pra variar, o prazo foi prorrogado para o final de 2010. De acordo com Ivo, já é um grande passo, principalmente porque a lei dos orgânicos no Brasil é muito boa.

Enquanto eu degustava um ótimo suco de amora (feito apenas de amora, água, ácido cítrico e açúcar), fiquei espantada com o dado divulgado pela Anvisa, que dá conta de que em 2008 o Brasil foi o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Falando assim pode não parecer tão anormal, mas se pensarmos nisso como 4kg de agrotóxico ingerido por pessoa em um ano, se torna mais alarmante.

Eu, de fato, estou mais afim do que nunca de ajudar a salvar o planeta. Tem várias coisas bacanas acontecendo nesse sentido, como o projeto da Oceano, o Keep The Ocean Blue, colocado em prática na Prainha, em São Francisco do Sul. Acho que vale a pena dar uma pesquisada e começar a agir.

0 comentários:

Postar um comentário